“Onde não há grego, nem judeu,
circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é
tudo em todos.”
Colossenses 3:11
A HABITÃO DE CRISTO NO CRENTE
Cristo é o credo inteiro, a vida inteira, a lei inteira, o
motivo de ufania do crente, o motivo de alegria do crente, substituindo todos
os antigos valores e as antigas distinções.
Ele está em todos por
meio do seu Espirito, que em nós vem residir. Ele é «tudo para todos» (ver
Efésios. 1:23). A terminologia, «tudo e em todos", evidentemente foi
tomada por empréstimo do vocabulário do panteísmo dos gnósticos, que imaginavam
que Deus se manifesta em tudo, como se todas as coisas fossem «emanações"
suas. Portanto, ele é a fonte de tudo, e na redenção, tudo é pintado como
«reabsorvido» por Deus, perdendo a sua individualidade.
Essas eram ideias dos
mestres gnósticos. Paulo, entretanto, rejeita o panteísmo e retém a
individualidade de cada pessoa. Mas, para o apóstolo, só em Cristo é que nossa
existência se reveste de significado. Isso pode ser confrontado em (I
Coríntios. 15:28,) onde se lê que Deus é «tudo em todos». Uma vez mais se vê a
justa posição entre Deus e Cristo, o que serve de prova indireta da divindade
de Cristo. Nenhum mero homem, por mais exaltado que fosse, poderia ser considerado
como tal.
Este versículo salienta novamente a preeminência absoluta de
Cristo, o tema abordado longamente em (Colossenses. 1:15-20.) “A relação com
Cristo transcende a todos os laços terrenos, porque se reveste de significação
eterna.” (Comparar com Efésios. 1:23). Cristo «preenche a tudo»; a tudo ele dá
significado, em sua existência. O fato de que devem ser eliminadas as
distinções de sexo, raça, religião e cultura era uma ideia nova e
revolucionária, nos dias de Paulo. Nada parecido com isso foi obtido, até
agora, mas é o elevadíssimo alvo na direção do qual a igreja se movimenta. Não
há classes privilegiadas, conforme pensavam os gnósticos erradamente. O
evangelho promete um novo mundo, no qual haverá união e unidade. Que nossos
corações se fixem naquele mundo. Em conexão com o conceito da unidade que há na
igreja cristã, em torno de Cristo, o terceiro capitulo. Da epistola aos Efésios
apresenta-nos o interessante conceito de que a igreja é o teatro e o campo
experimental de Deus. Porque nela o Senhor mostrará como, finalmente, ele unirá
a criação inteira, incluindo os seres angelicais e todas as dimensões
espirituais, quando Cristo se tornará o Cabeça de tudo, tal como agora ele é o
Cabeça da igreja. Em Cristo, portanto, tudo será unificado. Cristo dará sentido
e razão para a existência de tudo.
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