sexta-feira, 22 de agosto de 2014

“Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.”
Colossenses 3:11
A HABITÃO DE CRISTO NO CRENTE
Cristo é o credo inteiro, a vida inteira, a lei inteira, o motivo de ufania do crente, o motivo de alegria do crente, substituindo todos os antigos valores e as antigas distinções.
 Ele está em todos por meio do seu Espirito, que em nós vem residir. Ele é «tudo para todos» (ver Efésios. 1:23). A terminologia, «tudo e em todos", evidentemente foi tomada por empréstimo do vocabulário do panteísmo dos gnósticos, que imaginavam que Deus se manifesta em tudo, como se todas as coisas fossem «emanações" suas. Portanto, ele é a fonte de tudo, e na redenção, tudo é pintado como «reabsorvido» por Deus, perdendo a sua individualidade.
 Essas eram ideias dos mestres gnósticos. Paulo, entretanto, rejeita o panteísmo e retém a individualidade de cada pessoa. Mas, para o apóstolo, só em Cristo é que nossa existência se reveste de significado. Isso pode ser confrontado em (I Coríntios. 15:28,) onde se lê que Deus é «tudo em todos». Uma vez mais se vê a justa posição entre Deus e Cristo, o que serve de prova indireta da divindade de Cristo. Nenhum mero homem, por mais exaltado que fosse, poderia ser considerado como tal.


Este versículo salienta novamente a preeminência absoluta de Cristo, o tema abordado longamente em (Colossenses. 1:15-20.) “A relação com Cristo transcende a todos os laços terrenos, porque se reveste de significação eterna.” (Comparar com Efésios. 1:23). Cristo «preenche a tudo»; a tudo ele dá significado, em sua existência. O fato de que devem ser eliminadas as distinções de sexo, raça, religião e cultura era uma ideia nova e revolucionária, nos dias de Paulo. Nada parecido com isso foi obtido, até agora, mas é o elevadíssimo alvo na direção do qual a igreja se movimenta. Não há classes privilegiadas, conforme pensavam os gnósticos erradamente. O evangelho promete um novo mundo, no qual haverá união e unidade. Que nossos corações se fixem naquele mundo. Em conexão com o conceito da unidade que há na igreja cristã, em torno de Cristo, o terceiro capitulo. Da epistola aos Efésios apresenta-nos o interessante conceito de que a igreja é o teatro e o campo experimental de Deus. Porque nela o Senhor mostrará como, finalmente, ele unirá a criação inteira, incluindo os seres angelicais e todas as dimensões espirituais, quando Cristo se tornará o Cabeça de tudo, tal como agora ele é o Cabeça da igreja. Em Cristo, portanto, tudo será unificado. Cristo dará sentido e razão para a existência de tudo.

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